Tuesday, September 12, 2006

Morfologia do terreno e da orla costeira


O estudo do terreno permitiu reconstituir transformações artificiais atribuídas à Época Romana e propor hipóteses fundamentadas sobre a linha de costa antiga e a localização do porto e da barra.

A caracterização das marcas mais antigas foi feita após identificação e eliminação das mais recentes, provocadas por trabalhos agrícolas e pela acção da erosão e de aluimentos das falésias.

Marcas fósseis mostram plataformas semi-artificiais, taludes, muros de suporte, fossos e condutas de água antigas. Fornecem igualmente elementos rigorosos sobre a regressão do nível do mar (que terá baixado um pouco menos de 1 m desde então) e sobre a colmatação de antigos esteiros marinhos (que alcançavam zonas hoje com cotas de 4-5 m). Estes valores são compatíveis com outros recolhidos em vários pontos do Algarve e da costa da província de Huelva.

A linha de costa foi restituída localmente a partir de uma extensa linha de taludes com sinais de acção marinha. Ela foi calibrada por vestígios remanescentes de cetárias, situadas abaixo do nível do cais, e pelo nível do mosaico na base da escarpa da Xareca. Este pertenceria provavelmente a um cais porticado, junto à escadaria que o ligava à plataforma superior.

No comments: