Friday, September 08, 2006

CARTA ARQUEOLÓGICA

Estão identificados 61 sítios e estruturas arqueológicas romanas na zona urbana de Balsa e nos seus arrabaldes pró­xi­mos. Muitos deles são fundamentais para a caracterização da cidade e dos subúrbios rurais, sobretudo os que fo­ram escavados e desenhados antes da sua destruição.

Dois destes sítios foram descobertos recentemente e ainda não estão representados nos mapas: uma sepuultura na extremidada oriental da grande necrópole do Arroio e parte de uma fábrica de conservas de peixe, entre a Ribeira do Arroio e as Pedras d'El-Rei.

O 1º mapa localiza todos os sítios conhecidos, sobrepondo-os aos limites reconstituídos da cidade romana.

O 2º mapa sintetiza os principais tipos de achados e características dos sítios localizados na área mais central.

Apenas alguns dos sítios correspondem a estruturas implantadas topograficamente. Umas possuem plantas ou dia­gra­mas de levantamento. Outras puderam ser desenhadas ou apenas demarcadas a partir da fotogrametria, abor­da­da mais adiante. Muitos correspondem apenas a áreas de dispersão de materiais, sem forma definida. Estes ga­nham por vezes contexto topográfico quando associados a marcas fotogramétricas, que, por sua vez, adquirem fun­da­mento arqueológico.

Alguns sítios muito importantes são conhecidos quase exclusivamente por notícias do séc. XIX, fiáveis e ge­ral­men­te de grande riqueza interpretativa, mas sem utilidade topográfica.

A raridade de sítios na periferia rural deve-se certamente a esta zona nunca ter sido prospectada, sobretudo antes das des­truições provocadas pela agricultura intensiva na Campina da Luz (nomeadamente desde 1970).

No comments: