Saturday, July 24, 2010

Artigo sobre Balsa

A revista SUPER-INTERESSANTE publica no seu número 148 (de Agosto de 2010) o artigo
Descobrir Balsa. Uma das maiores cidades romanas do seu tempo,
por Luis Fraga da Silva.
Ver as páginas 80 a 87.

Versão do artigo no facebook

Thursday, July 22, 2010

Proposta de constituição do Centro Interpretativo de Balsa



O Centro Interpretativo de Balsa Romana é um velho projecto do Campo Arqueológico de Tavira.

A Associação pugna desde a sua criação pela integração de Balsa no património e programação cultural de Tavira, através da constituição desse Centro, concebido como uma estrutura de divulgação cultural, patrimonial e científica sobre Balsa e sobre a herança histórica do Algarve Romano.

De facto, sempre se pensou ser profundamente errado e contraproducente associar ou fazer depender a divulgação pública de Balsa (e a sua integração no Museu de Tavira) dos resultados dos negócios e acordos imobiliários e arqueológicos sobre as propriedades que ocupam a antiga zona urbana.

A memória de Balsa é um património universal, actualmente sob a guarda da comunidade municipal de Tavira. O seu conhecimento e divulgação pública não se devem subordinar nem a eventuais descobertas por realizar; nem à presença de patrimónios físicos; nem à existência incerta de financiamentos e de obras museológicas num futuro distante.

A actividade do CIBR deve ajustar-se aos meios e condições actualmente possíveis e utilizar estes recursos para se desenvolver criativamente.

Todos os estudos e iniciativas de divulgação sobre Balsa e sobre a herança romana da região de Tavira, realizados por membros do CAT, se têm enquadrado nesse objectivo, tendo-se consciência que só a partir de 2004 se reuniram matéria de investigação e resultados de estudos que permitem um programa de divulgação de qualidade sobre Balsa e a sua região.

O projecto foi apresentado pela primeira vez à CCR-Algarve em 1999 e à Câmara Municipal de Tavira em finais de 2003 e - de novo - em 2005, sem se ter obtido qualquer resposta da edilidade de então, para além de uma vaga e genérica declaração de interesse.

Com a evolução da conjuntura destes últimos anos é possível hoje redefinir um quadro mais rigoroso e limitado do projecto do Centro interpretativo, nomeadamente do seu enquadramento nas políticas culturais e museológicas do município, entretanto estabelecidas.



O valor de Balsa na política cultural municipal

Desde 2003 que o CAT gere o site www.arkeotavira.com na internet. A partir de uma estatística dos seus acessos desde 2005, coadjuvada pela numerosa correspondência electrónica recebida, já é possível fazer uma síntese importante e significativa dos interesses dos utilizadores:

  • O tema de Balsa – importante cidade romana desaparecida – desperta muito mais interesse a nível nacional, e sobretudo internacional, do que Tavira.
  • Tavira Fenícia e Turdetana despertam mais interesse do que Tavira Islâmica e muito mais interesse do que a Tavira portuguesa.
  • A maioria do interesse especializado sobre temas de história e arqueologia de Balsa e Tavira provém de universidades portuguesas, espanholas e brasileiras mas também norte-americanas e europeias.
  • É assustador o desinteresse sobre estas temáticas pela parte de utilizadores do Algarve, sobretudo da Universidade do Algarve e do concelho de Tavira, ambos em número insignificante.
Estes factos permitem tirar uma importante conclusão: Balsa Romana e Tavira Arqueológica constituem os aspectos mais distintivos do interesse patrimonial e cultural de Tavira junto da comunidade mundial de internautas cultos.

A pouca penetração do conhecimento histórico nas populações locais, mesmo das mais diferenciadas, decorre sobretudo da falta de divulgação através de meios de difusão mais tradicionais, com destaque para a existência de uma exposição permanente, para a divulgação na imprensa local, para os eventos presenciais e para a produção de programas escolares específicos, sobretudo para os professores e agentes culturais locais.

Este capital cultural, que constitui o maior "activo" de Tavira no mercado global a médio prazo, continua, infelizmente, a ser secundarizado, ignorado e delapidado. De facto, o sucesso junto do público da campanha "Balsa,Cidade Perdida", e o interesse crescente por Balsa criado neste processo não tiveram, infelizmente, repercussões na política cultural da Câmara Municipal de Tavira, que continua a adiar indefinidamente a integração de Balsa no património cultural municipal.


Projecto

O Centro Interpretativo de Balsa Romana é concebido como um núcleo autónomo e especializado do Museu Municipal de Tavira.

Congregará as funções e actividades de estudo e divulgação da história e do património da Época Romana no território da antiga cidade de Balsa e o seu enquadramento supra-regional.

As suas principais finalidades serão as seguintes:

  • Estudo da cidade e território de Balsa
  • Estudo do contexto regional da Época Romana, no Algarve e no Sudoeste Peninsular.
  • Estudo dos sítios, vestígios e objectos da Época Romana no actual concelho de Tavira.
  • Instalação e divulgação de uma exposição permanente e de respectiva documentação, destinada a públicos diferenciados, nomeadamente na área do turismo cultural e da história local.
  • Edição periódica de um Boletim de Estudos Balsenses, destinado a artigos técnicos e científicos e a temas de interesse do público culto não especializado.
  • Programa municipal de captação da confiança de particulares relativamente a empréstimos e doações de materiais arqueológicos romanos em colecções privadas.
  • Articulação programática com os concelhos limítrofes que partilharam o território de Balsa e com os museus que guardam elementos materiais desse território.
  • Intercambio organizado com municípios portugueses, europeus e norte-africanos sobre a temática da divulgação da herança romana, com destaque para a circulação de exposições e de conferencistas.
  • Elaboração de um programa específico de formação de professores e agentes culturais, a integrar nas actividades curriculares e extracurriculares das escolas secundárias do concelho.
  • Desenvolvimento de um programa anual de actividades e de um serviço educativo, integrados nas actividades do Museu Municipal de Tavira.
Pretende-se que o CIBR inicie as suas actividades a muito curto prazo, num sentido preparatório, experimental e progressivo.

A sua realização é independente da existência de instalações próprias e definitivas.

Os conteúdos museográficos terão um carácter amovível, de modo a se inserirem facilmente em iniciativas de carácter temporário e itinerante, ajustando-se aos lugares e condições disponíveis.


O programa de realizações a curto prazo conterá:
  • Apresentação pública do projecto e do início das actividades do Centro.
  • Ciclo de palestras destinadas ao público culto não especialista.
  • Exposição temática de painéis e maquetas. Versão revista e ampliada da exposição de 2008 com publicação de folhas de sala em três línguas.
  • Elaboração de materiais didácticos destinados à formação de formadores.

Este texto faz parte de uma proposta apresentada à Câmara Municipal de Tavira, a aguardar resposta desde  10 de Março de 2010.

Materiais do Centro Interpretativo de Balsa




Folheto de anúncio da exposição, revelando a disposição dos cartazes, separados por "hermas" dos principais imperadores das dinastias Júlio-Cláudia e Antonina, época de apogeu da cidade.